Um recém-nascido de apenas quatro dias foi salvo por um bombeiro militar após se engasgar com leite materno, na manhã de sexta-feira (26.6), em Cuiabá.
A mãe da criança procurou ajuda diretamente na residência do soldado BM David Heine, que estava de folga no momento da ocorrência. Ao perceber que o bebê apresentava sinais de obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e estava hipoativo, o militar iniciou imediatamente as manobras de desengasgo.
Após os procedimentos, o bombeiro militar conseguiu restabelecer a respiração da criança ainda no local.
O soldado contou que foi surpreendido pelo pedido de socorro enquanto estava em casa e iniciou imediatamente o atendimento ao recém-nascido.
“Uma vizinha chamou na porta da minha casa com seu bebê recém-nascido engasgado com leite. Devido ao chamado angustiado, atendi rapidamente e iniciei a manobra de tapotagem. Simultaneamente, orientei minha esposa a acionar o Ciosp. Após algumas tentativas da manobra sem sucesso, efetuei a aspiração do líquido, conseguindo restabelecer a respiração do bebê”, relatou.
Na sequência, a equipe da Unidade de Resgate (UR) de Cuiabá foi acionada para prestar apoio à ocorrência. No momento da chegada da equipe, o bebê já se encontrava desengasgado, apresentando coloração normal, ativo e reativo. A criança foi encaminhada junto com a mãe ao hospital.
O militar também destacou o sentimento de alívio após conseguir socorrer o recém-nascido.
“A sensação é gratidão e alívio ao mesmo tempo por ter feito tudo da forma correta, ter dado certo e ter conseguido entregar a criança de volta à mãe. A gente é treinado para isso, mas, quando envolve uma ocorrência com criança, a gente fica um pouco nervoso. Mas, graças a Deus, deu tudo certo”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT
























